O PROJETO SUPPLY CHA!NGE

Tornar os Supermercados Justos!

Através do seu enorme poder de compra e duplo papel tanto como compradores junto dos produtores como fornecedores junto dos consumidores finais, a grande distribuição alimentar exerce uma influência enorme sobre a cadeia de produção e fornecimento alimentar.

Embora a maior parte da grande distribuição alimentar continue a fornecer marcas terceiras, devido à produção de marcas privadas, o papel dos supermercados está a mudar: crescentemente, os retalhistas não actuam como meros intermediários, mas tornam-se marcas de direito próprio, com ofertas que vão de produtos de baixa até alta gama numa grande variedade de categorias de produtos.

Os padrões ecológicos e sociais dessas marcas próprias variam grandemente e fornecem muito pouco balizamento para os consumidores poderem fazer escolhas responsáveis. No entanto, com 40% de produção de etiquetas de marca própria nas parateleiras dos super mercados na EU, esta categoria de produtos tem um potencial enorme de impactar positivamente os desafios crescentes de padrões de consumo e produção mais justo e sustentável. Este é o ponto de alavancagem do projecto financiado pela UE; SUPPLY CHA!NGE.

 

Visão geral das atividades do projeto

Estamos a envolver os profissionais do retalho, produtores de políticas europeias e consumidores numa missão de identificar e promover procedimentos para melhores práticas. Entre uma grande variedade de iniciativas nós seguimos este mandato através de

 

Ações de Sensibilização

O projecto SUPPLY CHA!NGE está integrado no Ano Europeu do Desenvolvimento (EYD) 2015. Tendo as Nações Unidas adotado os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, o EYD foi lançado pela União Europeia para promover projetos que realcem o compromisso da UE para o desenvolvimento e cooperação internacionais. No âmbito da nossa participação neste esforço sem precedentes nós envolvemo-nos e infomámos os cidadãos sobre o impacto dos seus estilos de vida e escolhas enquanto consumidores, através de uma diversidade de atividades, entre as quais o Concurso Europeu de Fotografia Food Vision, e respetiva exposição, bem como o Dia de Ação Europeu.

 

Diálogo Empresarial

O projecto SUPPLY CHA!NGE iniciou um diálogo cooperativo com os profissionais do sector do retalho, discutindo soluções para fornecimentos sustentáveis. Um componente central nesta missão foi o Business Forum SUPPLY CHA!NGE em Outubro de 2015 em Milão. Além disso, desenvolvemos e liderámos programas de capacitação para empresas com o objectivo de fornecer soluções para cadeias de fornecimento globais, assim como convidando profissionais de países produtores para darem informação em primeira mão acerca das condições laborais e problemas ambientais.

 

Ação Política

Uma componente chave do projecto SUPPLY CHA!NGE é o desenvolvimento de recomendações políticas, pois estas estabelecem o quadro para um fornecimento mais sustentável nos supermercados e hipermercados Europeus.

 

Investigação

Recolhemos dados em primeira mão acerca dos padrões de produção nas cadeias de fornecimento do sector de retalho Europeu. Através duma investigação independente estamos a identificar as práticas de fornecimento das empresas Europeias relativamente aos países produtores, e providenciamos recomendações sobre como melhorar as condições laborais e mitigar os impactos ambientais. Enviámos equipas para investigar exemplos de produção de atum, abacaxi, sumo de laranja e chocolate, bem como desenvolvemos estudos acerca da efetividade de algumas certificações sociais e ecológicas.

Estes estudos resultam numa base de dados de transparência, que permite avaliar a sustentabilidade social e ambiental de marcas próprias de vários supermercados e hipermercados.